10 anos

Cookies e Política de Privacidade: A Ilex Agência Digital utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Blog da ilex

Usuário frustrado: prejuízo para o seu negócio

Usuário frustrado: prejuízo para o seu negócio

“Meu site está antigo e desatualizado, mas segue funcionando.” Isso é o que importa, não é? A resposta é NÃO! Um site defasado pode fazer com que seus clientes saiam frustrados do mesmo sem conseguir acessar o conteúdo que procuravam. Se você não investe na usabilidade na web, saiba que isso pode acarretar um prejuízo financeiro e de reputação para seu negócio.

O que é usabilidade, afinal?

Usabilidade, resumida de uma forma bastante simples, significa assegurar-se de que algo funcione bem. Pensar na usabilidade do seu site significa menos frustração para seus visitantes. Isso porque a maneira como eles forem tratados ditará se eles continuarão interessados ou se irão embora.

Reflita um pouco

Você já tentou acessar um site específico e não conseguiu achar uma informação importante (como um telefone de contato, por exemplo)? Ou teve que fechar um site porque ele simplesmente demorava demais para carregar ou era muito pesado para acessar em seus dados móveis? Estas situações fizeram de você um usuário frustrado!

O que fazer para melhorar a usabilidade do seu site?

Para melhorar a experiência do usuário, leve em consideração os seguintes pontos:

DICA 1 - Alguns visitantes simplesmente não terão muita paciência. Um único erro já pode ser o suficiente para fazer uma pessoa sair do seu site insatisfeita. Seja uma página que demora para carregar, um formulário que não funciona ou a falta de alguma informação essencial.

DICA 2 - Planeje bem a navegação do seu site e como as informações estarão dispostas no mesmo. As informações essenciais para o seu negócio devem estar presentes em um local fácil de encontrar.

DICA 3 - Se for possível, economize etapas. Evite trabalho para os usuários ou o surgimento de dúvidas. Não faça com que ele precise ficar procurando a informação por muito tempo dentro do seu site.

DICA 4 - Mantenha as tecnologias sempre atualizadas para não haver erros desagradáveis durante a navegação.

A tecnologia não para e, por isso, a manutenção de websites deve ser constante para mantê-lo sempre em dia. Invista na usabilidade na web para oferecer ao seu cliente a melhor experiência possível.

Quer saber o que podemos fazer pelo seu website? Fale conosco!



Compartilhe este post:

outros posts

Newsletter