Menu

blog da ilex

Uma breve história da Ilex

Uma breve história da Ilex

A Ilex foi idealizada em 2007 e fundada em 2008, um período de grandes mudanças no cenário digital. A internet era ainda muito jovem e pouco se pensava em criar conteúdo digital para as empresas. Novos espaços, para novas ideias e modelos, foram ganhando mercado. O já defasado modelo clássico de produção web estava nos seus últimos dias, enquanto gigantes como o Google, Facebook, Twitter e outras empresas digitais tomavam o cenário virtual.

Forjada em ideias menos conservadoras e focadas na experiência do cliente final, era a chance de abraçar a nova geração “descomplicada”. Na época, os desenvolvedores web eram muito técnicos e, ao tentar explanar e vender para as empresas as argumentações de marketing pelo qual estas deveriam investir na internet, não sabiam se explicar. E quando o cliente tinha dúvidas? A explicação ficava mais técnica ainda. Nós realmente queríamos que o cliente entendesse no que estava investindo, quais eram os pontos fortes e como estes serviços iriam trazer soluções para a sua empresa.

A ideia da Ilex é ser o mais transparente possível quando o assunto for “Internet”. Desta forma ela leva para pessoas leigas o melhor da tecnologia e divulgação no mundo digital, ao mesmo tempo que mantém um entendimento do que está sendo feito.

A Ilex começou praticamente do zero, em um quartinho em uma casa de fundos, com 2 mesas, 1 servidor de arquivos improvisado, 2 notebooks e 2 monitores CRTs 19” de 20 Kg cada um. Simplicidade unido a um charme que remete ao início das grandes empresas do meio digital. Aos poucos os clientes foram sendo conquistados e, quando vimos, se deu início a um crescimento contínuo até os dias de hoje. Crescimento este que se tornou uma meta, que tem sido anualmente atingida.

Naquela época nem se falava em Facebook, Instagram, Twitter, etc. Ainda tínhamos Orkut, Internet Explorer 6, o Google estava começando a ficar mais conhecido e ainda não havia preocupação com os dispositivos móveis. Fazia apenas 1 ano que o primeiro iPhone havia sido lançado.

Sempre foi trabalhado o conceito de “menos é mais”. Por este motivo crescemos com calma, mas com fundações sólidas. Conquistamos clientes fiéis e sempre trabalhamos com soluções personalizadas, ao invés de utilizar soluções gigantes e prontas, que normalmente baixam o custo, mas que oferecem de tudo e tornam o projeto pesado e difícil de administrar. Desta forma também sempre foi conhecido 100% do terreno em que se trabalhou, facilitando a manutenção do conteúdo já existente, assim como agilizando o desenvolvimento de novos módulos.

A diferença de 10 anos para cá é que temos internet mais rápida, computadores mais rápidos, mas conceitos diferentes. Muito do “front-end” (a parte que as pessoas interagem) da internet mudou. Mas as tecnologias utilizadas, alguns padrões de desenvolvimento e o tato com o cliente continuam praticamente os mesmos. Além, claro, da quantidade de informação que consumimos diariamente, que cresceu exponencialmente.

O trabalho atual de uma empresa de marketing e desenvolvimento digital é “organizar toda esta informação”, e deixar o acesso a esta informação facilmente acessível. Por este motivo, neste décimo ano, a Ilex está investindo em uma nova estrutura para melhor atender nossos clientes e acompanhar o caminhar da internet.

Compartilhe este post:

Não quer perder nenhuma publicação? Cadastre-se em nossa lista e receba as atualizações por email!