Menu

blog da ilex

Google Maps: um preço a se pagar pelo sucesso do seu site

Google Maps: um preço a se pagar pelo sucesso do seu site

API é um conjunto de padrões e rotinas de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na web.

O Google como maior nome dentro da internet também possui suas API’s e o acesso a essas API’s é geralmente gratuito. Assim eles permitem que os desenvolvedores trabalhem com suas API’s e criem suas próprias adaptações e ferramentas, fazendo com que os serviços crescem cada vez mais.

Em certos casos o crescimento do serviço é tanto que os desenvolvedores exageram, o que acaba fazendo o Google cobrar pelo uso da API. Como foi o caso do Google Maps.

O Google Maps é uma API do Google que como o próprio nome já diz, serve como um mapa, onde são destacados os principais pontos comerciais e turísticos de determinado local. Clicando em algum desses pontos destacados é possível obter informações sobre o local como fotos do local, telefone, site e endereço.

Os usuários também são de grande importância, eles contribuem ainda mais com a qualidade da ferramenta por meio de avaliações dos locais que visitam, dando uma nota de 0 a 5 e um feedback por meio de comentários sobre como é o atendimento, serviço ou hospedagem do local que visitaram. Depois disso é feita uma média em cima de todas as avaliações, sendo assim, cada local tem uma nota geral. Logo lembre-se de sempre prestar o melhor atendimento ou serviço possível, caso o contrário você terá uma nota baixa dificultando o interesse do cliente em optar pela sua marca, uma boa nota desperta interesse em potenciais clientes.

Quanto custa para usar o Google Maps?

Os limites são os seguintes: para os primeiros 25 mil acessos diários de um site para os mapas estáticos do Google Maps não haverá cobrança. Para sites que possuem mapas estilizados o limite é de 2,5 mil acessos diários.

Caso algum desses limites seja ultrapassado, será cobrado uma taxa para manter o serviço funcionando. Para os usuários da versão de mapas estáticos o preço é de 4 dólares a cada mil acessos. Para os usuários de mapas estilizados o preço é de 4 dólares por mais mil acessos caso o site não chegue a 25 mil visitas diárias, ultrapassando as 25 mil visitas passe-se a ser cobrado 8 dólares.

O Google recomenda a compra do acesso à API Premier para os grandes sites que tem, em média, mais de 100 mil acessos diários. O custo é de 10 mil dólares ao ano e dá acesso a um melhor suporte, mapas maiores e controle de anúncios.

O Google exigirá que você informe a respeito do seu cartão de crédito. Na verdade o cartão não precisa ser necessariamente seu, mas ainda assim é necessário informar um cartão do qual será retirado o valor cobrado.

Essas mudanças não são recentes, porém ainda são desconhecidas por muitos desenvolvedores e donos de sites. Alguns podem não gostar muito da ideia de ter que pagar por algo que antes era gratuito, mas é um preço a se pagar pelo sucesso do seu site.

Caso seja de seu interesse usar esse serviço entre em contato conosco, a Ilex conhece e trabalha com esse serviço e já estamos pagando por ele, de forma a garantir o melhor possível aos nossos clientes.

Compartilhe este post:

Não quer perder nenhuma publicação? Cadastre-se em nossa lista e receba as atualizações por email!