Menu

blog da ilex

Ebook: venda o seu conhecimento na internet

Ebook: venda o seu conhecimento na internet

Existem várias formas de transformar o seu conhecimento em algum tipo de material e vendê-lo na internet, uma dessas formas é o ebook.

Simples e fácil de se fazer, o ebook não necessita de grandes investimentos financeiros e por isso ele pode ser lançado com um valor menor para a venda. Ele também vai te ajudar a entender melhor como funciona o mercado e vai te ajudar a descobrir se o público está interessado naquele material que você criou.

Tudo que você vai precisar para criar o seu ebook é um computador, um programa básico de edição de texto e acesso à internet. Mesmo sendo fácil de ser produzido, existem alguns passos que devem ser seguidos para deixar seu conteúdo com qualidade e aspectos profissionais, assim garantir que será entregue ao cliente exatamente aquilo que ele espera.

Se você se interessou e pretende transformar o seu conhecimento em material interessante e relevante para seu público, saiba agora como com os ...

8 passos para se criar um ebook

1. Escolha um tema: primeiro decida qual assunto será abordado, foque em algo que você já tem conhecimento, que consiga aprofundar e abordar de maneira completa e que seja atrativo para a audiência. Geralmente assuntos mais específicos tem menos concorrência e permitem que você os explore de forma completa. E não se esqueça que as pessoas buscam por soluções, então você deve entregar a elas exatamente a resposta que procuram.

2. Crie um pitch: agora você precisa criar a apresentação do seu conteúdo, para que ele tenha uma sequência lógica e que fique claro para o cliente o que ele receberá ao adquiri-lo. Separe os conteúdos em tópicos e mantenha tudo organizado, separe o conteúdo por partes, defina quais assuntos são mais relevantes, e tente fazer o conteúdo ficar o mais linear possível e fácil de acompanhar.

3. Desenvolver o conteúdo: Agora chegou a hora de escrever. Se você não tem o costume de escrever no seu dia a dia, vai parecer mais complicado no início. Com o tempo a escrita começa a fluir melhor e tudo vai entrando no ritmo. Nessa parte existem algumas regras a serem seguidas para que a escrita fique a melhor possível, as quais, caso não sejam seguidas, podem afetar negativamente o seu ebook:

 

  • Escrever de acordo com as regras ortográficas e gramaticais;
  • Use linguagem adequada ao seu público;
  • Evite frases ou trechos longos que deixem a leitura cansativa;
  • Divida o texto em subtítulos, isso torna a leitura mais agradável;
  • Seja objetivo, mas aborde o assunto de forma completa;
  • Tome cuidado com as expressões usadas, algumas podem deixar o conteúdo muito informal e até incompreensível para algumas pessoas.

 

4. Use ilustrações: é muito importante recorrer a elementos visuais para deixar seu ebook mais atrativo. Você pode adicionar algumas imagens que são relacionadas ao seu conteúdo ao longo do texto, algumas imagens ajudam o leitor a entender melhor sobre o que está sendo dito e qual será o resultado final. Qualquer tipo de imagem que enriqueça o conteúdo e melhore a experiência do leitor é válida.

Alguns cuidados a serem tomados: não usar imagens sem coerência ou em excesso. Lembrar que o resultado final precisa ser coerente e as imagens são apenas um complemento daquilo que está sendo dito.

5. Formatação do material: é fundamental formatar o conteúdo, para que o material passe credibilidade e uma imagem profissional. Você pode até pensar que isso não é tão importante, mas alguns detalhes melhoram bastante a qualidade e a escaneabilidade do seu material, ou seja, os tornam mais agradáveis e amigáveis aos olhos do leitor. São formas de permitir uma leitura agradável.

6. Revisar o conteúdo: hora de revisar o conteúdo, esse é o momento de corrigir possíveis erros e verificar se o texto está compreensível e interessante. Na hora da revisão leia tudo com calma e pausadamente, para não deixar nenhum erro passar em branco.

7. Escolha uma plataforma de produtos digitais: agora está na hora de escolher onde hospedar o seu ebook para que ele chegue até o seu público. Escolha uma plataforma própria para a distribuição e venda de produtos digitais, dessa forma você vai poder contar com ferramentas e recursos que facilitam o manejo do material e otimizam a experiência do usuário. Busque também uma plataforma de uso simples e intuitivo, isso ajuda para que as pessoas se interessem e comprem seu produto.

8. Divulgue o seu ebook: depois de seguir todos os passos anteriores, está na hora de divulgar o seu ebook. Esse é o passo que vai garantir que seu ebook chegue no mercado e desperte interesse no público desejado.

Você pode começar pelas redes sociais, como Facebook, Instagram, elas são ótimos meios de divulgação. Mas primeiro veja se o público que você deseja atingir está presente nesses canais, e veja também como ele se comporta, para saber como convencê-las a comprar o seu ebook.

Há também a possibilidade de se utilizar landing pages para a divulgação do seu ebook, já que sua principal funcionalidade é converter visitantes em possíveis clientes e compradores.

Você também pode criar um espaço para compartilhar conteúdo atrativo, como um blog por exemplo, dessa forma você vai ser reconhecido pela sua autoridade no assunto e vai poder usar esse espaço para divulgar o seu ebook.

Ainda existe a opção de se utilizar de anúncios para divulgar o seu ebook, eles possibilitam alcançar um público muito maior que não chegaria até o seu ebook de outra forma. Porém é necessário investir financeiramente nesses anúncios, então antes de qualquer coisa verifique se o seu orçamento permite esses investimentos.

Agora você já sabe como criar e divulgar o seu ebook no mercado digital.

Não importa qual seja o conteúdo dele, hoje em dia as pessoas buscam todo o tipo de informação na internet, ou seja, o importante é ter conhecimento sobre um assunto, saber transmitir esse conhecimento e ter um público interessado em aprender sobre.

Até o próximo artigo!

Compartilhe este post:

Não quer perder nenhuma publicação? Cadastre-se em nossa lista e receba as atualizações por email!