Menu

blog da ilex

Domínio: sua identificação dentro da internet

Domínio: sua identificação dentro da internet

Domínio é a base da sua identificação dentro da internet.

É o nome que serve para identificar você ou a sua empresa no mundo online, sempre composto por um nome e uma extensão:

nomedaempresa.com.br

Nome: nomedaempresa

Extensão: .com.br

Qual a função dos domínios?

Os domínios nos poupam de um trabalho maçante de memorizar grande sequências de números, pois facilita a memorização de endereços de computadores na internet.

Na linguagem de rede os endereços dos computadores ligados à internet é chamado de internet protocol ou apenas IP.

Esses endereços IP são compostos por uma sequência numérica da seguinte forma: 190.814.804.12.

Como os endereços IP não são de fácil memorização, atribuir um nome a eles facilita não só a parte de memorizá-los mas também de localizá-los. Não só de sites, mas de qualquer coisa que deseja encontrar na internet.

As entidades registradoras que se encarregam da divulgação dos domínios na internet e utilizam do protocolo hierárquico DNS para publicar as informações.

Extensões de domínios

Existem milhares de extensões de domínios diferentes, porém vou citar apenas as mais usadas e o que cada uma significa.

.com, commercial: qualquer pessoa ou entidade pode registrar esse tipo de domínio. Originalmente era destinada a entidades comerciais com fins lucrativos, por diversos motivos se tornou o principal para nomes de domínios e atualmente é utilizado por todo tipo de entidade, isso inclui organizações sem fins lucrativos e indivíduos particulares.

.org, organization: também é possível qualquer pessoa ou entidade registrar esse tipo de domínio. Ele é originalmente destinado a organizações sem fins lucrativos.

.net, network: mais um onde é possível o registro de qualquer pessoa ou entidade. Geralmente é usado por redes distribuídas de computadores que atuam como um portal para um conjunto de sites menores.

.int, international organizations: é estritamente limitado a organizações, escritórios e programas auxiliados por um tratado entre duas ou mais nações.

.edu, education: é limitado a determinadas instituições de ensino superior, mas não limitadas a escolas de comércio e universidades. É quase exclusivamente usado por faculdades e universidades.

.gov, government agencies: É limitado a entidades e agências governamentais qualificadas do país, estaduais, municipais e locais.

A sigla no final de cada extensão é referente ao país a qual pertence, como por exemplo aqui no Brasil nós usamos o .br.

Alguns apresentam até características peculiares como o .cat, esse domínio pertence a Catalunha, uma comunidade autônoma da Espanha e é designada como nacionalidade pelo seu estatuto, dessa forma ela exige que seus sites sejam escritos totalmente em catalão e que não vincule eles a gatos (cat).

Como registrar um domínio?

Para fazer o registro de um domínio é necessário ser uma entidade legalmente representada ou estabelecida no Brasil como pessoa jurídica ( instituições que possuam CNPJ) ou pessoa física (CPF) que possua um contato em território nacional.

Caso você queira um domínio .br, lembre-se de registrá-lo no Registro.br que tem exclusividade para esses casos.

Lembre-se também de registrar o domínio no nome do cliente e não no de alguma empresa terceirizada, isso pode acabar complicando na hora de trocar de fornecedor de solução.

Um exemplo disso seria como se a Ilex atende-se a “Produtos e Cia” e registrássemos para eles o domínio produtos.com.br, porém colocássemos esse domínio no CNPJ da Ilex para “facilitar” pro cliente. Porém caso ocorra um desentendimento entre a Ilex e o cliente, e o cliente resolve desenvolver com outra empresa o site produtos.com.br, quando precisarem fazer algum apontamento de domínio ou algo relacionado, vão ter que entrar em contato com a Ilex pois o domínio ficou no CNPJ da Ilex e não no CNPJ deles.

Pagamento de domínio

O pagamento é feito através de cartão de crédito das bandeiras Visa, MasterCard, boleto bancário ou pelo provedor de serviços, caso o titular do domínio seja administrado por um. No e-mail de confirmação do registro do domínio você recebe todas as informações de como realizar o pagamento.

Cuidado com falsificações! Preste sempre atenção nos boletos recebidos, principalmente os que não sejam provenientes do seu provedor de hospedagem habitual. Os boletos devem ser emitidos obrigatoriamente através do website do Registro.br e em nenhuma circunstância são enviados via postal.

E se eu não pagar? Nesse caso o seu domínio será congelado, isso significa que seu site, e-mail e banco de dados não vão funcionar e após um período, esse domínio será liberado para novos registros. Não vai haver nenhum tipo de cobrança judicial, mas enquanto você estiver devendo pode ser limitado na possibilidade de registrar novos domínios.

A Ilex tem grande experiência na aquisição e manutenção de domínios. A 10 anos contratamos e enviamos notificações de vencimento aos nossos clientes de forma a manter sempre em dia questões relacionadas a domínios. Caso tenha dúvidas em como lidar com isso, pode contar com a gente para cuidar disso para você!

Até o próximo artigo!

Compartilhe este post:

Não quer perder nenhuma publicação? Cadastre-se em nossa lista e receba as atualizações por email!