Menu

blog da ilex

DNS, os tradutores de endereços digitais

DNS, os tradutores de endereços digitais

DNS (Domain Name System ou em português sistema de nomes de domínios). São esses os servidores responsáveis por localizar e traduzir para IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores.

Os IP são compostos por uma grande sequência numérica. Agora imagine ter que memorizar diversas sequências numéricas para acessar seus sites preferidos, iríamos acabar conseguindo acessar só uma pequena parcela deles.

É exatamente para isso que existem os domínios e servidores DNS espalhados pelo mundo com a função de traduzir os endereços digitados para os seus correspondentes números IP.

Qual serviço de DNS utilizar?

Geralmente utilizamos o serviço de DNS oferecido pelo nosso provedor de internet ou a empresa responsável por manter a nossa conexão funcionando, porém isso não significa que você é obrigado a utilizá-lo.

Existem outros serviços que atendem melhor às suas necessidades, serviços esses que oferecem mais performance e segurança, já que trazem consigo um esquema de criptografia que se utiliza de chaves públicas e privadas para garantir a autenticidade dos endereços consultados, garantindo assim que quando um endereço é consultado, ele vai ser traduzido para seu respectivo número de IP, evitando fraudes de internet.

OpenDNS: Um dos mais populares hoje em dia, possuindo servidores em diversas partes do mundo. Infelizmente ainda não possui servidores na América do Sul, o que é bem ruim para ambos os lados, já que a América do Sul possui milhões de pessoas que usam a internet diariamente, pessoas essas que poderiam muito bem usufruir do serviço oferecido por eles.

O OpenDNS oferece recursos extras de segurança como sistema de proteção parental e proteção contra sites falsos.

Caso seja do seu interesse utilizar o OpenDNS, configure o seu computador ou roteador com os seguintes endereços:

Servidor primário: 208.67.222.222;

Servidor secundário: 208.67.220.220.

Google Public DNS: O serviço do Google é bem simples e não oferece nenhum recurso a mais, além de traduzir domínios para endereços IP.

Para usar o Google Public DNS, configure seu computador ou roteador com os seguintes endereços:

Servidor primário: 8.8.8.8;

Servidor secundário: 8.8.4.4.

GigaDNS: Esse é um serviço mantido no Brasil, da mesma empresa responsável pelos serviços de hospedagem da KingHost, seus servidores se encontram no Rio Grande do Sul.

Para usar esse serviço você deve configurar seu computador ou roteador com os seguintes endereços:

Servidor primário: 189.38.95.95;

Servidor secundário: 189.38.95.96.

Nem todas as consultas são processadas no mesmo momento, nesse caso o cache DNS entra em ação, armazenando as últimas consultas nos servidores por um determinado período de tempo para que não seja necessário a realização de uma nova consulta a um endereço previamente acessado.

Algumas ferramentas de mercado precisam de alterações no DNS para funcionarem corretamente, caso seja do seu interesse fazer uso de alguma delas porém não sabe como mexer com isso entre em contato com a Ilex, somos especialistas nessa área e vamos ajudá-lo da melhor forma possível.

Caso você esteja por fora do que são domínios e qual a sua importância, clique aqui e você será direcionado a um artigo completo sobre domínios, qual sua função, como registrar um e mais.

Até o próximo artigo!

Compartilhe este post:

Não quer perder nenhuma publicação? Cadastre-se em nossa lista e receba as atualizações por email!