Menu

blog da ilex

Chrome irá apresentar sites sem SSL como sites não seguros

Chrome irá apresentar sites sem SSL como sites não seguros

Desde de 2016 o google vem com uma promessa de que seu navegador, o Chrome, irá colocar um alerta em todos os sites que não criptografam o tráfego. E agora em 2018 essa promessa vai se tornar realidade.

Em um post feito no dia 8 de fevereiro de 2018, a gerente de segurança de produtos do Chrome, Emily Schechter, afirmou o seguinte: "A partir de julho de 2018, com o lançamento do Chrome 68, o Chrome vai marcar todos os sites HTTP como ‘não seguros’".

O lançamento do Chrome 68 foi programado em modo estável, ou seja, uma qualidade de nível de produção para a semana do dia 22 de julho ao dia 28 de julho.

A partir deste período será inserido um anúncio escrito "Não Seguro" ("Not Secure") na barra de endereço dos sites que possuírem conexão HTTP, já os sites que possuírem uma conexão HTTPS terão suas URLs exibidas normalmente na barra de endereço.

Eventualmente este aviso e não seguro será acompanhado de um ícone de perigo na cor vermelha.

Qualquer tipo de mudança feita pelo Google no Chrome, tem grande impacto dentro do mundo digital, já que o navegador possui uma enorme influência no meio. Para mostrar o grande impacto do Chrome nesse meio, a empresa de análise Net Applications registrou que 61,4% dos usuários usam o chrome, o que lhe coloca como líder absoluto desse mercado.

O que é “Certificado SSL”?

Certificado SSL ou Secure Socket Layer é uma ferramenta utilizada para trazer mais segurança na troca de informações entre um usuário e o servidor que hospeda o site. Ele impede que estas informações sejam interceptadas, capturadas ou visualizadas durante transferência dos dados até o servidor que hospeda a aplicação.

Como é criada essa proteção?

A proteção SSL é criada a partir de uma chave de criptografia forte que embaralha essas informações, de modo que seja impossível descobrir o conteúdo que há dentro da chave e o único lugar que pode desembaralhar essas informações é o servidor onde está instalado o certificado SSL.

Diferença de HTTPS e SSL

Já lhe foi explicado antes o que é o “certificado de SSL” mas qual a diferença entre ele e o HTTPS? Na verdade é bem simples, o HTTPS é a junção do HTTP + SSL, este protocolo está incluído em praticamente todos os navegadores, e permite que você (por exemplo) consulte suas contas bancárias na web de forma segura.

Como isso influencia no seu site

Isso é algo que já foi informado pelo google a algum tempo, que sites seguros que usam certificado SSL, ganham uma “prioridade” na hora do rankeamento pois torna o site mais seguro com a criptografia dos dados. Além de aumentar a segurança do site, gera mais credibilidade perante os usuários e os clientes. Isto pode ajudar o seu site a ficar na primeira página do Google e outros mecanismos de busca.

Devo me preocupar com tudo isso?

Se essas informações lhe deixaram em dúvidas se o seu site é HTTPS ou não, provavelmente ele não é. Mas não precisa se preocupar, caso seu site ainda não seja HTTPS e você não sabe nem por onde começar, entre em contato com a Ilex logo abaixo que iremos lhe auxiliar para tornar o seu site seguro e a implementar um certificado SSL (HTTPS).

Fonte: Search Engine Land

Compartilhe este post:

Não quer perder nenhuma publicação? Cadastre-se em nossa lista e receba as atualizações por email!